A música é das disciplinas mais completas que se pode oferecer na educação de uma criança. Envolve lógica, coordenação motora, audição, inteligência emocional e dá as ferramentas para a interpretação e superação de desafios.

Margarida Andrade, Professora de Piano

Margarida Vital Andrade nasceu no Funchal, Madeira, e começou a estudar piano com a Professora Iryna Kózina, no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira. Concluiu o 8º grau de piano na classe da Professora Ana Valente na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
Estudou na Escola Superior de Música de Lisboa com os Professores Miguel Henriques e Jorge Moyano, onde também trabalhou com os Professores Paulo Pacheco e Pedro Carneiro em Música de Câmara. Concluiu a licenciatura em 2016, nessa mesma instituição.

Colaborou no Festival Peças Frescas da Escola Superior de Música de Lisboa, nos Dias da Música, no Centro Cultural de Belém e nas comemorações do Dia Internacional da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2014, foi participante da Semana Internacional de Piano de Óbidos e em 2016 frequentou o curso de aperfeiçoamento de piano na Chetham’s School of Music, em Manchester.

Já tocou em diversas salas, a solo e em música de câmara, tais como o Auditório Viana da Motta, Centro Cultural de Belém, Palácio Foz, Palácio da Ajuda, Teatro São Luiz, Auditório do Centro de Congressos de Badajoz, entre outros. Participou em Masterclasses nomeadamente com Nelson Delle-Vigne Fabri, Boris Berman, Luiz de Moura Castro, Josep Colom, Artur Pizarro.
Paralelamente ao piano, também estudou harpa com as professoras Oksana Kuznyetsova, no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, e Stephanie Manzo no Conservatório de Música da Metropolitana e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Atualmente, encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino da Música, na especialidade de piano.
Em 2017, em conjunto com o colega pianista João Pedro Guimas, fundou o projeto DuOlisippo, dedicado ao repertório de piano a 4 mãos, tendo já tocado em diversas salas de espetáculos por todo o país. Em 2018 o duo recebeu a distinção de 3º lugar na categoria de Música de Câmara, no Festival Verão Clássico, no CCB.
Leciona desde 2015, fazendo atualmente parte no corpo docente d’Os Músicos – Academia de Música de Miraflores e do Conservatório de Lisboa.

Muito do seu trabalho centra-se na busca do som próprio de cada aluno quando aborda o instrumento, procurando dar aos alunos as bases sólidas de música no geral, e confiança/destreza no instrumento para que consigam atingir um grau de independência no piano de acordo com o seu nível.
Nas suas aulas são abordadas questões técnicas do instrumento, expressão, emoções e conteúdos de teoria musical.

Imagem Margarida AndradeImagem Margarida AndradeImagem Margarida AndradeImagem Margarida AndradeImagem Margarida AndradeImagem Margarida Andrade