Musical, expressiva, dinâmica, criativa, atenta às respostas das crianças.

Susana Quaresma - Professora de Iniciação, Expressão Musical e Percussão Orff/Wuytack,

Susana Quaresma é licenciada em Arquitetura pela FAUTL. Concluiu o Curso complementar de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional (2012) na Classe da professora Ana Paula Russo. No âmbito do mestrado em Teatro e Música na Escola Superior de Teatro e Cinema, desenvolveu projetos de música tradicional portuguesa com Maria Repas Gonçalves e José Pedro Caiado.

O interesse pela improvisação e pesquisa vocal levou-a a estudar com Sara Belo, Margarida Mestre, Linda Wise e Enrique Pardo (Panthéâtre – com os quais realizou uma parceria Panthéâtre Portugal) e Jorge Parente. Desenvolve neste âmbito a performance A Paixão de Etty Hillesum, com estreia no FATAL (2014).

É professora de música em ensino pré-escolar desde 2012, tendo realizado o 2º grau de Pedagogia Musical de Jos Wuytack em 2014.

Em 2004 inicia os seus estudos teatrais com Claudio Hochman com quem participa em diversas produções. Realiza os Cursos de Formação de Actores da InImpetus e da Act – Escola de Atores, onde atualmente é professora de Canto. Com o grupo de teatro Rastilho tem participado como atriz e tem realizado a Direção Musical e Vocal de várias produções, chegando a ganhar o premio FATAL, com Othelo de Shakespeare.

Participou como solista na Ópera de Ravel L’Enfant et les Sórtileges (2011), no Teatro Nacional de S. Carlos.
Integra o ensemble Les Secrets des Roys de cariz Barroca e Renascentista, com o qual tem participado no Festival de Música Antiga de Castelo Novo.

É criadora e intérprete de uma performance lírica de divulgação da ópera em meio escolar – Josefine, uma comédia trágico-cómica de uma criatura enfeitiçada pelo Cupido.

Tem também desenvolvido o seu trabalho enquanto intérprete e criadora de Oficinas de Histórias para Famílias, no CAM Gulbenkian e no Palácio Marquês de Pombal, Oeiras.

Encontra-se a frequentar a pós-graduação em Dança na Comunidade no Fórum Dança. Ganhou recente o 1º prémio do Concurso Cantar Abril, na categoria Recriação de Canções da Liberdade com o grupo Maria Monda.

Opinião dos alunos

Desde a entrada na escola o meu filho tem tido um momento dedicado à música. Aulas especiais que ecoam na nossa casa entre canções, histórias e danças pela sala. Nas aulas abertas aos pais foi uma delícia perceber como já respondem aos ritmos e começam a entoar! No Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança descobri que a professora de música do meu filho, era também minha colega de turma. Tem sido um prazer e uma partilha ainda maior. Acredito na importância deste trabalho e fico feliz por a Susana fazer parte do processo de crescimento do meu filho!

Joana - Mãe do Simão,